Lanterna verde




                                                                                          
Criado em 1940 pelas mãos de Martin Nodell e Bill Finger, o Lanterna Verde apareceu pela primeira vez na revista, hoje conhecida como DC ComicsAll-American Comics #16. Longe das viagens cósmicas da atualidade, o personagem era um arqueólogo chamado Alan Scott que encontra uma lanterna verde mágica e dela cria um anel que lhe dá poderes. Só em 1959, em Showcase #22, Hal Jordan, o mais famoso dos Lanternas Verdes, fez sua estreia. Julius Schwartz, John Broome e Gil Kane reformularam o conceito do personagem, integrando-o agora a Tropa Intergaláctica dos Lanternas Verdes. 
A

Nessa nova versão, Jordan era um piloto de testes escolhido por um alienígena moribundo, Abin Sur, para tornar-se o defensor do setor espacial 2814, que inclui a Terra, sendo o primeiro terráqueo a fazer parte da polícia espacial.

Dessa vez, os anéis de um Lanterna Verde foram confeccionados pelos Guardiões do Universo, seres extremamente antigos e poderosos que têm a missão de zelar pela manutenção da paz intergaláctica. O poder do anel provém da matéria energética do planeta OA, lar dos guardiões, que fica no centro do universo. A arma, considerada a mais poderosa da galáxia, cria objetos plasmados complexos de acordo com a mente de seu portador, limitado apenas por duas coisas: a força de vontade do Lanterna e a cor amarela, em que o anel não surte efeito algum (problema causado por uma impureza na fonte original que gerou os anéis).

Inúmeras mudanças atingiram o título, que hoje desfruta, depois de uma reinvenção realizada pelo quadrinista Geoff Johns, de enorme popularidade nos quadrinhos. Entre as fases de destaque estão o arco Arqueiro Verde e Lanterna Verde - Sem Destino porDennis O'Neil e Neal Adams, na qual os dois heróis vagam pelos Estados Unidos atrás de conhecer de verdade os problemas da América, a saga Crepúsculo Esmeralda, na qual Hal Jordan enlouquece e destrói toda a Tropa – desencadeando tempos depois na sua morte na saga Noite Final. Ainda temos o retorno de Hal Jordan como o Espectro, a série Lanterna Verde - Renascimento(de Geoff Johns e Ethan Van Sciver), trazendo Jordan de volta ao posto de Lanterna Verde e redefinindo o status quo da Tropa, eLanterna Verde - Origem Secreta, entre tantas outras.


Nos últimos vinte anos a DC colocou diferentes indivíduos no papel de Lanterna Verde: Guy Gardner, John Stewart e Kyle Raynerempunharam o anel em inúmeras histórias. Mas em 2005, depois de um período como o vilão Parallax e de se tornar o novo Espectro, Jordan voltou a ser o Lanterna Verde principal da Terra.

Depois que a Tropa dos Lanternas foi reorganizada com o retorno de Hal Jordan, o ex-Lanterna Verde Sinestro criou sua Tropa Sinestro recrutando membros oferecendo anéis energéticos amarelos e um lugar em seu exército para aqueles que podiam transmitir grande medo. Tempos depois outras Tropas de cores diversas surgiram e com elas uma saga que redefiniu o universo das histórias dos Lanternas Verdes.


Conhecida como A Noite Mais Densa (Blackest Night) a saga, que foi sucesso de vendas na DC Comics em 2009, trouxe uma guerra entre todos os tipos de lanternas da galáxia, na qual vários dos super-heróis (e vilões) mortos voltaram a vida para lutar ao lado dosLanternas Negros. Atualmente é publicado no Brasil o passo seguinte da odisseia dos Lanternas Verdes, conhecida como O Dia Mais Claro, onde a Tropa esmeralda tenta arcar com as consequências da Noite Mais Densa e lidar com seus próprios problemas internos.

No mundo fora dos quadrinhos, o personagem já foi conhecido como O Homem de Verde, nome que o alterego de Hal Jordanrecebeu na versão em português na antiga série de desenhos animados para a TV The Superman/Aquaman Hour of Adventure(1967-1968), além de aparições no saudoso desenho Superamigos (1973 a 1975). Mais recentemente, o Lanterna Verde pode ser visto no desenho da Liga da Justiça, contudo nessa nova encarnação Hal Jordan é substituído por John Stewart. O personagem ainda teve um filme em animação direto para DVD chamado O Primeiro Voo, contando a sua origem, e Guerreiros Esmeraldas, focando mais a Tropa dos Lanternas Verdes.

Com 71 anos de história, o personagem chega pela primeira vez ao cinema trazendo uma grande legião de fãs e grandes tramas como referência. Mas acima de tudo traz a mensagem de que tudo é possível com força de vontade, imaginação e a determinação de fazer o que é certo.

Comentários